Brasileiros mudam estratégia para compra da casa própria

O cenário econômico provocou mudanças no hábito de consumo dos brasileiros, especialmente quando o assunto é a casa própria. No primeiro semestre de 2017, o volume de financiamentos imobiliários registrou queda de 9,1% em comparação ao mesmo período de 2016, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

No mesmo período, o consórcio de imóveis apresentou crescimento de vendas de 8,7% e de 27,6% no volume de créditos comercializados, de acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

A bancária Solange Galbiati é um bom exemplo disso. Ela comprou um terreno e construiu a casa com cartas de crédito de consórcio imobiliário. “Os custos de uma obra são imprevisíveis e por isso preferi utilizar cotas de consórcio para suprir as necessidades que apareciam”, comenta. Ao todo, foram sete cartas de crédito utilizadas para finalizar a obra, que durou um ano e meio. “Se dependesse da burocracia e restrições do financiamento, talvez eu ainda não estivesse morando na minha casa”, destaca.

A Ademilar, primeira empresa do Brasil a trabalhar exclusivamente com consórcio imobiliário, apresenta resultados semelhantes, que comprovam a mudança de comportamento do consumidor. Entre janeiro e julho de 2017, o crescimento do crédito comercializado foi de 31,41%, quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Para a diretora-superintendente da Ademilar, Tatiana Schuchovsky Reichmann, esse resultado representa a confiança do brasileiro no mercado de consórcios e também a procura por modalidades de investimento mais inteligentes. “Por não ter juros, o consórcio imobiliário se mostra uma opção segura e econômica de compra parcelada. Além disso, funciona como um instrumento de educação financeira para quem quer ampliar o patrimônio e garantir um futuro estável”, analisa.

A Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário foi pioneira no País ao trabalhar especificamente com o consórcio de imóveis. Ela está entre as dez maiores administradoras do Brasil no segmento, segundo ranking do Banco Central. A administradora é sediada em Curitiba com atuação em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Bahia, além do Paraná.

FONTE: Economia SC

Nossa missão

Construir com responsabilidade, qualidade, segurança e rentabilidade, participando do desenvolvimento regional.

Broch

EMPREENDIMENTOS PARA VIDA, PARA SUA VIDA.

painting icon

Venha fazer uma visita

Você nos encontra na R.Florianópolis, 371D - Sala 02 - Centro

email icon

Se tiver qualquer duvida, entre em contato via e-mail.

cordless screw driver icon

Precisa de um serviço de construção? Faça um orçamento.