Cores para o quarto: você sabe escolher a melhor para o seu?

Para muitas pessoas, o quarto é lugar para descansar da correria do cotidiano e relaxar. Para tantas outras, é recanto para recarregar as baterias e deixar a criatividade fluir. Algumas o enxergam como refúgio para horas de sono profundo ou, ainda, como aliado para manter acesa a paixão do casamento.

Por isso, escolher cores para quarto não é uma tarefa tão simples quanto parece: a cor é um poderoso estímulo visual que causa efeitos e sensações diversas que podem afetar o comportamento humano.

Para que o quarto dos seus sonhos se torne realidade, preparamos este post com tudo o que você precisa saber para escolher as melhores cores de acordo com o seu estilo e começar a colorir as paredes hoje mesmo.

A ESCOLHA DE CORES PARA QUARTO

Nossos professores de física passaram anos tentando nos ensinar que a cor é resultado de efeitos luminosos constituídos por radiações eletromagnéticas processadas pelo cérebro que, consequentemente, provocam efeitos sobre o corpo. 

Dessa forma, ao definir a paleta de cores que será utilizada no seu quarto, considere:

CORES QUENTES

São aquelas com predomínio do vermelho ou amarelo. Exigem mais energia para serem processadas pelo cérebro, gerando sensações relacionadas à excitação e euforia.

CORES FRIAS

São aquelas com predominância de azul, verde ou violeta. O seu processamento requer menos energia cerebral, diminuindo o ritmo metabólico e produzindo efeitos calmantes e de relaxamento.

Sabendo disso, tenha em mente quais efeitos você quer estimular ao planejar o seu projeto e siga estas dicas de como aplicar cores de acordo com os estilos de decoração:

OS TONS NEUTROS

São as diferentes tonalidades de branco, bege, castanho, cinza e preto.

DECORAÇÃO MODERNA

Combine a base neutra com mobília minimalista, formas geométricas e materiais como aço e fibra de vidro.

DECORAÇÃO RÚSTICA

Paredes neutras complementadas com móveis pesados de madeira em tons de terra combinados com tecidos de padrão xadrez, listrados e florais.

OS TONS PASTEL (OU CANDY COLORS)

São aqueles com menos saturação. Têm esse nome porque lembram o efeito “lavado” do material artístico chamado pastel (espécie de giz).

DECORAÇÃO ROMÂNTICA

Complemente a base de tons pastel com móveis brancos de madeira entalhada, objetos decorativos com formas sinuosas e arredondadas, e vasos com rosas.

DECORAÇÃO SHABBY CHIC

Utilize cores como pêssego, rosa antigo, lilás, azul bebê e verde-água com móveis estilizados com pátina, objetos de gesso e estampas xadrez e listradas (também em tonalidades suaves).

OS TONS ESCUROS

São os que têm acréscimo de preto, como bordeaux (vinho), verde-esmeralda e azul-marinho.

DECORAÇÃO TRADICIONAL

Combine-os com grandes móveis ornamentados de cerejeira e objetos de decoração dourados, prateados e de latão.

DECORAÇÃO BOHO

Tonalidades de verde-oliva, cáqui, roxo e marrom combinadas com tons mais vivos (amarelo-mostarda, violeta) e complementadas com objetos de brechó, móveis rústicos, almofadas estampadas com pedraria, acessórios de barro e pufes.

OS TONS VIVOS

São aqueles com mais brilho e intensidade, como amarelo ovo, verde-claro, rosa goiaba, azul-turquesa etc.

DECORAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Misture cores vivas e texturas com objetos de arte e design. Pode ser combinada com tons neutros para deixar o ambiente mais leve.

DECORAÇÃO TROPICAL

Use tons de laranja, vermelho e amarelo combinados com tecidos florais leves, piso de madeira clara, móveis de vime e a presença de muitas plantas.

A IMPORTÂNCIA DA ILUMINAÇÃO

A iluminação também interfere no conforto do seu quarto. Prefira lâmpadas de cor quente (amarelada) para obter um ambiente mais intimista e acolhedor. As lâmpadas de luz fria (brancas ou azuladas) causam excitação e são mais indicadas para a área de preparo da cozinha, por exemplo.

Escolher um estilo de decoração — e definir as sensações que você quer estimular — ajudará a encontrar um caminho dentre as infinitas possibilidades de cores para quarto. Harmonize as suas escolhas com a iluminação adequada e tenha bons sonhos.

Agora que você já sabe o que considerar para pintar o seu quarto com a cor certa de acordo com o seu estilo, aprenda a escolher a iluminação ideal para a sua casa.

Nossa missão

Construir com responsabilidade, qualidade, segurança e rentabilidade, participando do desenvolvimento regional.

Broch

EMPREENDIMENTOS PARA VIDA, PARA SUA VIDA.

painting icon

Venha fazer uma visita

Você nos encontra na R.Florianópolis, 371D - Sala 02 - Centro

email icon

Se tiver qualquer duvida, entre em contato via e-mail.

cordless screw driver icon

Precisa de um serviço de construção? Faça um orçamento.