Dicas infalíveis para escolher a cor ideal para sua casa

Antes de decidir as cores para nosso lar, devemos levar em consideração umas quantas regras básicas que nos ajudarão a acertar. A cor de um quarto não somente afeta nossa sensação de espaço, mas também nosso humor e grau de conforto. Por isso é tão importante ter calma na hora de escolher as cores de cada cômodo da casa, de acordo com as atividades que realizaremos em cada um deles.

Passos a seguir:

1 - Segundo os especialistas em decoração, as cores cálidas (vermelhos, amarelos, laranjas...) aproximam e as cores frias (azul, violeta, verde...) afastam. Isto quer dizer que as paredes de um quarto devem ser pintadas com cores frias se queremos que este pareça maior, e cálidas se queremos que pareça menor. No entanto, é preciso ter muito cuidado com os tons. Ou seja, um azul ou verde fortes podem fazer com que as paredes se aproximem de você tanto quanto o vermelho mais cálido, enquanto que um amarelo suave pode fazer que pareça que as paredes se dissolvem, aumentando a sensação de espaço. Por isso, deve-se levar em consideração o tom (claro ou escuro) e a intensidade da cor escolhida. Em geral, as cores claras, pálidas ou menos intensas aumentarão o espaço, enquanto as escuras ou mais intensas irão encolhê-lo.

2 - Também é importante pensar numa combinação acertada de cores. As cores que se encontram em posições diretamente opostas na gama de cores, isto é, as complementares, intensificam-se entre si. Por exemplo, se usamos vermelho e verde em um quarto, o vermelho parecerá mais vermelho e o verde mais verde.

3 - Quanto a como escolher cores para um corredor, podemos levar em consideração que o corredor parecerá mais longo se a parede do fundo for pintada de uma cor clara e as laterais de cores escuras e vice-versa.

4 - Os móveis que se destacam em relação à cor das paredes (por exemplo, uma parede azul com móveis brancos) também ajudam a definir o espaço com precisão. Se queremos mais harmonia, um amarelo dourado intenso combina perfeitamente com acessórios dourados, móveis pintados e uma carpintaria e uma tapeçaria brancas, ampliando a sensação de espaço, apesar de tratar-se de uma cor forte e cálida. Se temos um sofá vermelho podemos escolher sua cor complementar (o verde) para a parede mais próxima, de modo que ambas as cores intensifiquem-se entre si, chamando a atenção. Para as demais paredes seria aconselhável então uma cor clara que combine com outros móveis ou algum elemento do quarto em questão.

5 - Se queremos dar um pouco de vida a um quarto pequeno sem grande interesse, podemos optar por uma paleta multicor para alterar as proporções. Como regra geral, escolha uma cor cálida ou intensa para as paredes que queremos aproximar e uma fria ou tênue para as que queremos afastar.

6 - Nas casas tradicionais os tabiques, colunas e paredes oferecem limites naturais. Mas em outro tipo de casas como kitchenettes, coberturas etc. com espaços abertos e conjugados, a escolha de cores é um pouco mais complicada, porque vários cômodos convivem no mesmo espaço.

7 - Em primeiro lugar, deve-se escolher cores que se esfumem entre os móveis e demais acessórios. E escolher acessórios (por exemplo tapetes, cortinas..) que contenham três ou quatro cores compatíveis. Devem-se escolher cores cálidas e frias dentro da mesma escala de tons. E no momento de determinar onde colocar cada cor, podemos pensar em criar uma sensação de movimento través de espaços sucessivos ordenando, por exemplo, as cores de cálidas a frias ou vice-versa.

FONTE: umCOMO

Nossa missão

Construir com responsabilidade, qualidade, segurança e rentabilidade, participando do desenvolvimento regional.

Broch

EMPREENDIMENTOS PARA VIDA, PARA SUA VIDA.

painting icon

Venha fazer uma visita

Você nos encontra na R.Florianópolis, 371D - Sala 02 - Centro

email icon

Se tiver qualquer duvida, entre em contato via e-mail.

cordless screw driver icon

Precisa de um serviço de construção? Faça um orçamento.