Instalação elétrica: por que a revisão reduz o consumo de energia?

Você sabia que as instalações elétricas da sua casa têm tempo de vida útil? Infelizmente, os fios, cabos, lâmpadas e tomadas não duram para sempre. Por isso, revisar esses componentes com periodicidade, além de proporcionar segurança, também pode reduzir o consumo de energia elétrica.

Aquele aumento repentino na conta de luz pode ser uma sobrecarga na rede elétrica, e indica que talvez seja a hora de fazer uma revisão das instalações da sua casa. Para te ajudar com essa tarefa, preparamos uma lista com os principais pontos que você precisa entender sobre o assunto. Confira agora!

Qual a função de uma revisão da instalação elétrica?

O primeiro passo é entender para que serve a revisão da instalação elétrica. Com o tempo, os fios e cabos vão se desgastando. Por esse motivo, os circuitos podem superaquecer e reduzir a capacidade de condução da eletricidade.

É preciso ter cuidado, pois as consequências desse superaquecimento podem ir desde o consumo excessivo de energia, até um curto circuito — que é capaz de causar um princípio de incêndio, por exemplo.

Outro ponto que a revisão da instalação elétrica considerará é se a rede ainda suporta o consumo da residência. Imagine uma casa projetada há 10 anos: com certeza ela utilizava menos eletrodomésticos do que atualmente. Circuitos mal dimensionados, também passam a trabalhar sobrecarregados. O resultado? Aumento na conta de energia e uma ameaça à segurança do lar.

Quando fazer a revisão da instalação elétrica?

Agora, ao saber da importância de uma revisão, qual o momento certo para fazê-la?

Se sua casa é nova, você pode esperar até 10 anos para fazer a primeira revisão. É claro, caso não aconteça nenhum imprevisto que danifique sua rede ao longo desse tempo. Após essa primeira revisão, o aconselhável é que, a cada cinco ou seis anos, seja feita uma nova. Esse é o tempo indicado para que os componentes não envelheçam demais e também para que a rede sobrecarregue.

Se você está planejando reformar a casa, pode programar a revisão da instalação elétrica para o mesmo período. Mesmo com esse planejamento, é importante sempre acompanhar o consumo de energia de seu imóvel. Isso é possível por meio do registro histórico da conta de luz.

Se você perceber que, sem motivo aparente, seu consumo subir demais, a instalação pode estar com algum problema e precisará de uma revisão. Lembre-se que nem sempre os problemas são visíveis, por isso, não espere algo mais grave acontecer. A segurança é sempre mais importante.

Quanto posso economizar com uma revisão?

A economia que uma revisão da instalação elétrica trará pode variar entre 10% e 40%. Ela dependerá muito das condições da fiação e, quanto mais desgastada estiver, maior será o resultado positivo com a sua revitalização.

Um exemplo simples, mas que pode gerar grande economia, é a troca das lâmpadas incandescentes pelas de LED. Essa atitude pode resultar em 30% a menos de consumo. Procure sempre exercer a economia inteligente. Muitos, ao tentar gastar menos, acabam por comprar materiais mais baratos. Esta nem sempre é a melhor escolha.

Os equipamentos utilizados devem ser de qualidade para garantir o bom funcionamento da instalação. Componentes de segunda mão, por exemplo, podem aumentar ainda mais o consumo de energia. A maior economia pode estar em prevenir que sua instalação elétrica venha a causar prejuízos por falta de revisão, ou, pior ainda, algum acidente que comprometa a segurança de sua família.

E não esqueça: sempre contrate um bom profissional para fazer a revisão de sua instalação elétrica. Ele é a pessoa capacitada para trabalhar com segurança e também para escolher os melhores componentes de sua instalação.

Agora que você já sabe como revisar as instalações elétricas é importante e pode fazer a diferença na economia da conta de luz, e você, tem o costume de fazer revisões na sua casa? 

FONTE: SÓ REPAROS

Nossa missão

Construir com responsabilidade, qualidade, segurança e rentabilidade, participando do desenvolvimento regional.

Broch

EMPREENDIMENTOS PARA VIDA, PARA SUA VIDA.

painting icon

Venha fazer uma visita

Você nos encontra na R.Florianópolis, 371D - Sala 02 - Centro

email icon

Se tiver qualquer duvida, entre em contato via e-mail.

cordless screw driver icon

Precisa de um serviço de construção? Faça um orçamento.