Mercoagro 2018 - Inicia a maior feira da indústria da carne da América Latina

Foto: MB Comunicação

A entrega do Prêmio Carne Forte e palestra com o vice-presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), RICARDO SANTIN, marcaram a solenidade de abertura da Mercoagro 2018 (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne), na noite dessa segunda-feira (10), no Salão Nobre da Unochapecó. Até sexta-feira, dia 14, das 14 às 21 horas, o Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó, será a sede da 12ª edição da mais importante feira de processamento da proteína animal da América Latina.

Santin explanou sobre perspectivas globais da produção de proteína animal. Em 40 anos, entre 1976 e 2016, o País totalizou exportação de 60 milhões de toneladas de frango, gerando receita de US$ 94 bilhões, e 9,3 milhões de toneladas de suínos, com receita de US$ 19,3 bilhões. “A nossa produção não prejudica o meio ambiente, a produção avícola e suinícola brasileira está longe do bioma amazônico. As indústrias brasileiras são baseadas em fazendas familiares integradas, sendo intensiva em mão de obra e não em terra”, reforçou.

O vice-presidente da ABPA também atentou para o crescimento da população mundial. Serão mais 2,2 bilhões de pessoas até 2050. “Será preciso aumentar a produção de alimentos em 70%. A projeção de produção de alimentos para 2026/2027 no Brasil é de 41%”. Por outro lado, o desperdício de alimentos no mundo é de 1,3 bilhão de toneladas que vão para o lixo todo ano. “O total de desperdício do Brasil seria suficiente para alimentar 19 milhões de pessoas todos os dias”, frisou Santin.

Para atender a demanda mundial, Santin salientou a importância de acompanhar as tendências de consumo. Entre elas estão selos que atestem a origem dos alimentos, embalagens que valorizam benefícios, selos de qualidade de sociedades médicas, produtos gourmet e iguarias, culinárias típicas, produtos prontos, semiprontos e em pequenas porções, com rastreabilidade e selos de qualidade e segurança.
“Nós temos uma das mais avançadas indústrias avícolas e suinícolas do mundo. O sistema integrado abrange produtores pequenos e proporciona estabilidade. Além disso, temos um excelente status sanitário que proporciona qualidade e confiabilidade”, finalizou Santin.

PRÊMIO CARNE FORTE
Um seleto grupo de personalidades da cadeia produtiva da proteína animal recebeu o Prêmio Carne Forte – um _reconhecimento para os melhores da cadeia produtiva da carne. A premiação já se tornou um referencial de boas práticas. Está voltada para as personalidades mais importantes do setor na opinião de um grupo de indicadores, formado pelas entidades, empresas fornecedoras e imprensa especializada.

Na categoria Aves o agraciado foi o vice-presidente da ABPA RICARDO JOÃO SANTIN; na categoria Ovinos o prêmio foi para o presidente _da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos Leiteiros, ANDERSON ELIAS BIANCHI; o presidente da ABPA FRANCISCO TURRA (representado pelo diretor financeiro e administrativo da ABPA José Perboyre Gomes) recebeu o prêmio na categoria Suínos; na categoria Governo Federal o premiado foi o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,
BLAIRO MAGGI (representado pelo diretor da Superintendência Federal da Agricultura em Santa Catarina, Michel de Assis); o deputado federal VALDIR COLATTO recebeu o agraciamento na categoria Legislativo; na Categoria Livre 1 o prêmio foi para o presidente da Cooperativa Central
Aurora Alimentos, MARIO LANZNASTER (representado pelo vice-presidente Neivor Canton); e na Categoria Livre 2 para a diretora executiva da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Abiec), LIÈGE VERGILI NOGUEIRA.

O chefe da divisão de defesa agropecuária em Santa Catarina do Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA), MICHEL ASSIS, destacou que o reconhecimento
demonstra a força do setor agropecuáriodo País. “Podemos notar essa potência quando visitamos algumasregiões altamente produtivas, como é o caso da região de Chapecó. Essa garra, demonstrada por meio das grandes empresas, dos produtores,
transportadores e todos os outros trabalhadores que fazem parte desse
setor, mostra quem somos: um País próspero, que não se entrega diante
das adversidades e que sempre acredita que pode melhorar”.

REPRESENTATIVIDADE
Na 12ª edição, a Mercoagro confirma sua vocação como celeiro de bons negócios. “As feiras especializadas se tornaram grande instrumento para troca de experiências e gestão, abertura de mercado, lançamento de novos produtos, além da transmissão de conhecimentos em eventos científicos. Os números desta Mercoagro extrapolaram todas as nossas expectativas. Um exemplo é a comercialização da feira que, mesmo diante de um cenário de dificuldade econômica, teve 100% dos espaços comercializados. Isso demonstra o elevado nível de satisfação dos expositores e visitantes da nossa feira que gera desenvolvimento, atraindo empresas internacionais para o Brasil”, destacou o presidente da Associação Comercial e Industrial de
Chapecó, CIDNEI BAROZZI.

A Mercoagro deve atrair cerca de 15 mil visitantes entre profissionais, empresários, diretores e executivos do setor, além de reunir 200 expositores e 250 marcas que apresentam lançamentos e inovações tecnológicas das áreas de máquinas, ingredientes e aditivos, embalagens, refrigeração, automação industrial, logística,
equipamentos e acessórios, tratamento de efluentes, higienização, entre outros produtos e serviços voltados à cadeia industrial da proteína animal.

A Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne é organizada pela ACIC e terá uma ampla programação científica. Os eventos paralelos apresentarão novidades e tendências do mercado mundial de carnes e oportunidades de negócios. Todos serão gratuitos. O detalhamento de horários, dias, locais e inscrições estão no site www.mercoagro.com.br.

A programação paralela  é coordenada pelo Senai Chapecó, Sebrae/SC e BRDE e contempla: Seminário Internacional de Industrialização da Carne, Salão de Inovação, Clínica Tecnológica, Laboratório Experimental, Sessão de Negócios, Painéis de Oportunidades, Mercoshow, Painel Classificados Mercoagro, Mercoagro On Business e Painel Relacionamentos de Negócios.

FONTE/FOTOS: MB COMUNICAÇÃO

Nossa missão

Construir com responsabilidade, qualidade, segurança e rentabilidade, participando do desenvolvimento regional.

Broch

EMPREENDIMENTOS PARA VIDA, PARA SUA VIDA.

painting icon

Venha fazer uma visita

Você nos encontra na R.Florianópolis, 371D - Sala 02 - Centro

email icon

Se tiver qualquer duvida, entre em contato via e-mail.

cordless screw driver icon

Precisa de um serviço de construção? Faça um orçamento.