SC cria quase 2 mil vagas com carteira assinada em abril

Santa Catarina volta a gerar empregos formais em abril após a queda de março. Entre demissões e contratações, o estado teve saldo positivo de 1,8 mil vagas  com carteira assinada, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta terça-feira, dia 16 de maio, pelo Ministério do Trabalho. No cenário nacional foram criados 59,8 mil empregos.

No acumulado do ano, o Estado criou 24.065 postos de trabalho, diante das 933 vagas perdidas entre janeiro e abril no Brasil. O setor de serviços puxa a criação de novos postos, com saldo positivo de 1.226 vagas. Indústria da transformação (819), construção civil (384) e comércio (327) também tiveram bom desempenho. A agropecuária, que já havia encerrado 3,5 mil postos em março, fechou 1.204 empregos formais em abril.

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, diferentes indicadores apontam para a recuperação econômica e a consequente melhora nas condições de empregabilidade. “Santa Catarina é um gerador de emprego por excelência devido a sua diversidade econômica. Tivemos um março negativo, com fechamento de 4,6 mil postos de trabalho, mas fevereiro havia registrado o melhor resultado nos últimos três anos. O saldo positivo em abril foi impulsionado pelo setor de comércio e serviços, que já acumulam números positivos em volume de vendas e faturamento no primeiro trimestre”, finaliza Breithaupt.

Segundo a Pesquisa mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na semana passada,  o faturamento dos serviços catarinenses teve recuo de 3,3% em março, no acumulado de 12 meses, prejudicado pela queda da atividade industrial e da demanda do governo. Apesar da baixa no setor, o segmento vem se recuperando em uma perspectiva de longo prazo.

Santa Catarina também lidera a recuperação do comércio no primeiro trimestre de 2017. Os resultados de março, apresentados na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC),  mostram o avanço de 15,2% no volume de vendas – a quinta variação positiva na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Somando janeiro, fevereiro e março, o crescimento foi de 10,7%.

Em termos regionais, no Sudeste as contratações (607.730) superaram em 46.039 o total de demissões (561.691). Já as regiões Centro-Oeste e Sul contabilizaram, respectivamente, 10.538 e 5.537 contratações acima do total de desligamentos.

Entre as 27 unidades da federação, os destaques positivos foram os estados de São Paulo, onde as admissões superaram as demissões em 30.227 postos, seguido por Minas Gerais (+14.818); Bahia (+7.192); Goiás (+7.170) e Paraná (+6.742).

Já os estados com piores saldos em abril foram Alagoas (-4.008 vagas); Rio Grande do Sul (-3.044); Rio de Janeiro (-2.554); Pará (-1.297) e Pernambuco (-1.169).

Para o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, o resultado nacional é um sinal muito forte de que o nível de emprego tende a melhorar em breve. “Espero que, em maio, comemoremos a retomada do emprego no Brasil. Continuo confiante”, disse Nogueira, explicando que, entre os principais setores econômicos, apenas a construção civil não apresentou melhora do nível de emprego durante o último mês, quando o total de demissões deixou um saldo negativo de 1.760 postos de trabalho a menos que em março.

Nossa missão

Construir com responsabilidade, qualidade, segurança e rentabilidade, participando do desenvolvimento regional.

Broch

EMPREENDIMENTOS PARA VIDA, PARA SUA VIDA.

painting icon

Venha fazer uma visita

Você nos encontra na R.Florianópolis, 371D - Sala 02 - Centro

email icon

Se tiver qualquer duvida, entre em contato via e-mail.

cordless screw driver icon

Precisa de um serviço de construção? Faça um orçamento.