Brasileiros desenvolvem espuma que retira agrotóxico dos alimentos



Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais criaram uma espuma capaz de detectar e absorver agrotóxicos presentes na água de frutas, legumes e verduras.

A descoberta, que promete diminuir o risco de problemas de saúde causados por essas substâncias, como o câncer, por exemplo, foi publicada no periódico Journal of Hazardous.

Segundo os pesquisadores, existia a preocupação de que a espuma de poliuretano extraísse também os nutrientes dos alimentos. Mas, após uma série de testes, comprovou-se que o produto retira apenas os agrotóxicos das frutas, legumes e verduras – sem prejudicar suas propriedades nutricionais.

E o mais legal: a espuma desenvolvida pelos pesquisadores brasileiros foi criada a partir de resíduos da indústria petroquímica e de componentes naturais, como o óleo de mamona. Além de sustentável, a combinação facilitou a interação de grupos químicos com os pesticidas presentes nos alimentos, possibilitando a identificação dos agrotóxicos.

A equipe também testou a capacidade de regeneração da espuma e se surpreendeu: ela removeu o contaminante e recuperou suas características, podendo ser reutilizada por até cinco ciclos sem saturar.

Os resultados são animadores, mas os cientistas afirmam que a técnica ainda precisa ser aprimorada. A ideia é desenvolver um filme plástico, a partir do material da espuma, que ao envolver o alimento consiga retirar os pesticidas. Já pensou?

Foto: Pixabay
Fonte: TheGreenestPost

Nossa missão

Construir com responsabilidade, qualidade, segurança e rentabilidade, participando do desenvolvimento regional.

Broch

EMPREENDIMENTOS PARA VIDA, PARA SUA VIDA.

painting icon

Venha fazer uma visita

Você nos encontra na R.Florianópolis, 371D - Sala 02 - Centro

email icon

Se tiver qualquer duvida, entre em contato via e-mail.

cordless screw driver icon

Precisa de um serviço de construção? Faça um orçamento.